Quer conhecer melhor os apoios financeiros disponibilizados pela União Europeia?


Para se poder candidatar com sucesso, tem que conhecer as candidaturas abertas, ler muito bem o convite à apresentação de propostas, analisar os documentos técnicos e concorrer. Veja como o pode fazer


Em destaque

Plataformas Europeias de Tecnologia e de Inovação (PETI)
Estas plataformas, direcionadas para o setor da energia, promovem e facilitam a aceitação de novas tecnologias no mercado, através de apoios financeiros, skills e instalações de investigação. 

Partner Search Portal
Tem uma ideia para um novo projeto? Utilize esta plataforma para encontrar potenciais parceiros entre os participantes de anteriores projetos apoiados pela UE.



Candidaturas em destaque

REPOR: Sistema de Apoio à Reposição da Competitividade e Capacidades Produtivas - Reposição da Capacidade Produtiva diretamente afetada pelos incêndios ocorridos no dia 15 de outubro de 2017
Tem como objetivo a recuperação dos ativos empresariais danificados, total ou parcialmente, pelos incêndios ocorridos no dia 15 de outubro de 2017, nos municípios das regiões Centro e Norte particularmente afetados.
Data limite: 01-10-2018



Compete 2020: Sistema de Incentivos "Empreendedorismo Qualificado e Criativo" - Vale Incubação
O objetivo específico deste concurso consiste em conceder apoios a projetos simplificados de empresas com menos de 1 ano na área do empreendedorismo através da contratação de serviços de incubação prestados por incubadoras de empresas previamente acreditadas.
Data limite: 30-11-2017


Candidaturas abertas

Interreg Sudoe: Anúncio de concurso para avaliação da comunicação do Programa
O objetivo deste convite é realizar uma avaliação das ferramentas e ações de comunicação externa do Programa, desenvolvido tanto pelo Secretariado Conjunto como pelas Autoridades Nacionais do Programa. Este estudo será traduzido na adaptação e melhoria da estratégia de comunicação atual.
Data limite: 20-11-2017
                 Saber mais



Europa Criativa: Apoio a projetos de cooperação europeus relacionados com o Ano Europeu do Património Cultural 2018
Esta candidatura tem dois objetivos principais:
- Reforço do sentimento de pertença a um espaço comum Europeu
- Promover a herança cultural como fonte de inspiração para a criação contemporânea e para a 
inovação; bem como fortalecer a interação entre o setor do património cultural e outros setores culturais e criativos.
Data limite: 22-11-2017



MEDIA: Desenvolvimento de Projectos Individuais
Visa reforçar a capacidade de criação de obras audiovisuais europeias com potencial de circulação dentro e fora da União pelos operadores audiovisuais, e favorecer as coproduções europeias e internacionais.
Data limite: 23-11-2017



MEDIA: Apoio a festivais
Destina-se a apoiar entidades que organizem festivais de cinema.
Data limite: 23-11-2017 (para festivais que ocorram de 1 de Maio de 2018 a 31 de Outubro de 2018)
Data limite: 26-04-2018 (para festivais que ocorram de 1 de Novembro de 2018 a 30 de Abril de 2019)



POCI: Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização -  SAMA: Operações de Capacitação da Administração Pública  
Em face do exposto, o presente Aviso visa apoiar operações que contribuam para o reforço da capacidade institucional das autoridades públicas e das partes interessadas e da eficiência da Administração Pública, a fim de realizar reformas, legislar melhor e governar bem.
Data limite: 24-11-2017



Programa Empreende Já
É um programa promovido pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, IP (IPDJ) que se destina a apoiar a criação e o desenvolvimento de empresas e de entidades da economia social, assim como a criação de postos de trabalho, por jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 29 anos que não trabalham, não estudam e não se encontram em Formação.
Data limite: 30-11-2017



POSEUR: Investimentos em Infraestruturas de Saneamento de Águas Residuais com vista à resolução de situações de tratamento inadequado em Territórios de Baixa Densidade
Visa a realização de intervenções em concelhos com população residente inferior a 10.000 habitantes e em territórios de baixa densidade para resolução de situações de tratamento inadequado
que em muitos casos geram graves problemas ambientais, com incumprimentos ao nível dos parâmetros de descarga que resultam em processos de contraordenação ou que impossibilitam a emissão de licenças de descarga.
Data limite: 30-11-2017



Centro 2020: Projeto piloto para a constituição de uma rede regional para a promoção das noites saudáveis nas cidades
Tem como objetivo reforçar a capacidade de atores para a promoção de ações de desenvolvimento territorial e a consolidação de redes de cooperação estratégica. 
Data limite: 30-11-2017
                 Saber mais



Norte 2020: Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego (SI2E) - Área Metropolitana do Porto
Visa  incentivar a criação de emprego por conta própria e de empresas por desempregados e outras pessoas desfavorecidas ou inativas. 
Data limite: 04-12-2017
                 Saber mais



Estratégias nas áreas de tecnologias, produtos e serviços 
A iniciativa Cluster Go International in the Defence and Security Sector abriu concurso para PME’s. As estratégias/propostas submetidas devem de ajudar grupos europeus de defesa e segurança e organizações comerciais a intensificarem a colaboração com outros grupos industriais não pertencentes à área da defesa. O objetivo é desenvolver estratégias conjuntas nas áreas de tecnologias, produtos e serviços de dupla utilização, na área da defesa e em outra diferente, para países não pertencentes à UE.
- PME's; Defesa; Segurança; Área da tecnologia
Data limite: 13-12-2017



POSEUR: Promoção de sistemas inovadores que se destinem a aumentar a recolha seletiva de Resíduos Urbanos Valorizáveis 
Promoção de sistemas inovadores que se destinem a aumentar a recolha seletiva de Resíduos Urbanos Valorizáveis,  que tenham um contributo positivo para a prevenção da produção e perigosidade dos resíduos urbanos, e também para o aumento da quantidade e qualidade da reciclagem multimaterial bem como para o aumento da valorização orgânica de resíduos urbanos. 
Data limite: 15-12-2017



Programa URBACT III
Este programa lançado pela Comissão Europeia para apoiar redes de cidades que trabalhem em soluções comuns para os desafios urbanos, lançou um novo concurso para a criação de Redes de Transferência, que incidam na adaptação, reutilização e transferência de boas práticas testadas nas cidades europeias.
O concurso prevê que as Redes de Transferência URBACT sejam uma ferramenta de troca e aprendizagem para as cidades, motivadas em transferir uma das 97 Boas Práticas URBACT. 
Data limite: 10-01-2018



FEAMP: Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas
Dispositivos de monitorização ambiental de ondas e marés
Os objetivos desta candidatura são:
- Contribuir para aumentar os dados ambientais sobre o impacto potencial da onda e dos dispositivos da maré
- Contribuir para reduzir a incerteza nos impactos potenciais dos futuros dispositivos de onda e maré
Data limite: 19-01-2018



Convite à apresentação de propostas para projetos de proteção de espaços públicos, abordando a ameaça CBRN-E (química, biológica, radiológica, nuclear e explosiva)
Apoio financeiro para projectos que procurem apoiar a cooperação policial, a prevenção da criminalidade e a luta contra o crime organizado transfronteiriço, incluindo o terrorismo.
Data limite: 01-02-2018



POSEUR: Investimentos com vista à melhoria da qualidade da água fornecida em zonas de abastecimento ainda com problemas     
Há casos em que não basta apenas que as entidades gestoras procedam às adequadas ações de manutenção preventiva e corretiva das infraestruturas de tratamento de água, mas que introduzam ajustamentos na dimensão e capacidade de tratamento das mesmas para manter a qualidade do serviço e o cumprimento de compromissos nacionais no que respeita ao normativo nacional e comunitário. Este aviso destina-se a contribuir para a resolução das situações acima descritas, considerando-se estes investimentos importantes para garantir uma melhor qualidade do serviço e a sustentabilidade ambiental do território.
Data limite: 16-02-2018



Implementação do plano de acção na área da Ciência Forense Europeia em 2020 nos Estados-Membros
Esta candidatura pretende desenvolver a área europeia de ciência forense até 2020, em particular através da acreditação de laboratórios forenses.
Data limite: 28-02-2018



Serviços de formação e aconselhamento, validação e ajuda no desenvolvimento de novos produtos/serviços para PME's
O projeto SuperBIO pretende receber ideias às quais possa fornecer formação e aconselhamento, validação e ajuda no desenvolvimento de novos produtos/serviços fornecidos pelas empresas. Essas ideias têm de contribuir para uma cadeia de oferta transfronteiriça, onde o pilar principal é a inovação, ao mesmo tempo que aproxima o mercado.
- PME's; Serviços de aconselhamento; Serviços de formação
Data limite: 31-07-2018



Alentejo 2020: Investimentos na Área da Saúde
O objeto deste convite consiste em apoiar o reequipamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS), viabilizando a promoção de respostas de qualidade aos utentes dos serviços, a adoção de soluções do foro energético, tecnológico, ambiental, assegurando igualmente a acessibilidade dos equipamentos a pessoas com mobilidade condicionada.



POCH: Ações de inovação social para experimentação e testes de novas respostas na área educativa - Programa Parcerias para o Impacto
- Estimular a criação, desenvolvimento e/ou crescimento de iniciativas de inovação e empreendedorismo social (IIES) com elevado potencial de impacto social, promovendo a sua robustez operacional e financeira
- Dinamizar a prática de investimento social, alavancando financiamento privado ou público de investidores sociais e estimulando a filantropia de impacto, a qual implica o apoio financeiro plurianual a projetos, o seu acompanhamento, a medição de resultados e a promoção da sua sustentabilidade financeira.
Data limite: 20-12-2017



POCH: Ações de inovação social para experimentação e testes de novas respostas na área educativa - Títulos de Impacto Social
- Estimular uma maior experimentação e diversificação na prestação de serviços públicos, através da validação de novas intervenções ou a implementação em escala de intervenções existentes em domínios de políticas públicas;
- Desenvolver um maior conhecimento sobre os custos dos problemas sociais e promover a cultura de prestação de serviços públicos orientada para os resultados e para a melhoria contínua do seu desempenho.
Data limite: 20-12-2017



Fale connosco

Telefone211 225 044
        Dias úteis: 10h - 13h

Flashes Informativos AF

Receba
 
alertas sobre apoios financeiros para a sua área de negócio.

Empresas e empreendedores

Subscreva: Newsletter de oportunidades de negócio e apoios financeiros.

Consulte edições anteriores.

Glossário

Glossário Contratação Pública
Vocabulário utilizado nos apoios financeiros.

Links úteis

Links relevantes na área dos apoios financeiros.

Documentos e Legislação

https://sites.google.com/site/oportunidadesdenegocionaue/documentacao-e-legislacao-apoiosfinanceiros
Apoios Financeiros